Questões Discursivas Comentadas de SST | Aldair Lazzarotto

Discursivas Comentadas de SST – Volume II

Atualizado em 2018 de acordo com a Reforma Trabalhista – Lei 13.467/2017 e/ou alterações correspondentes. 

20 Questões Discursivas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) cobradas em concursos.

As questões discursivas foram comentadas tópico a tópico. Após os comentários, é apresentada uma proposta de solução adequada às exigências das bancas examinadoras. Na elaboração da proposta foram observados o número de linhas disponibilizado pela banca para resolução da questão e os aspectos micro e macroestruturais necessários para construção do texto discursivo ideal para sua aprovação.

No Volume II as 20 questões discursivas abrangem os tópicos Acidentes de Trabalho, Doenças Ocupacionais e, ainda, Questões Multitemáticas.

Os modelos de resolução apresentados são resultados de intenso estudo e pesquisa do autor durante os três anos em que se preparou para o concurso de AFT de 2013 (e obteve a aprovação em 3º lugar) e nos mais de três anos em que orienta candidatos para provas discursivas.

Questões discursivas comentadas sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

Livro digital (e-book)
Formato : PDF
Edição: 1ª Revisada (2018)
Número de Páginas: 179
Autor: Aldair Lazzarotto

Promoção Especial de Lançamento!! ( 30% Off)

 

De R$ 79,90 por apenas R$ 55,93!

 

 

Veja abaixo um modelo de resolução das questões discursivas. No livro, além da sugestão de resposta, cada questão é comentada previamente, tópico a tópico.

 

CONSULPLAN/Médico do Trabalho/TERRACAP/2014

L.M.S., homem, 47 anos, dentista há 25 anos, comparece ao consultório queixando‐se de dormência e dor irradiada na mão direita até a altura do ombro. Segundo o paciente, ele já não tinha ‘força de pega’ na mão direita, relatando que por diversas vezes deixou objetos cair em seu consultório. Informa trabalhar 11 horas diárias em duas instituições e no consultório particular, atendendo, em média, 40 pacientes por dia. Vários são os fatores existentes no trabalho que podem contribuir para incidência dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), tais como: fatores biomecânicos, psicossociais e fatores ligados à psicodinâmica do trabalho.
 
Redija um texto dissertativo sobre os fatores biomecânicos relacionados aos DORT.

PROPOSTA DE SOLUÇÃO

               Segundo Nota Técnica do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), um dos principais fatores de risco para os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são os biomecânicos.

               De acordo com Paulo Wenderson, a biomecânica correlaciona os DORT a quatro fatores principais: carga de trabalho, esforço repetitivo, posturas inadequadas e vibrações.

               A sobrecarga de trabalho, conforme o Ministério da Saúde (MS), pode ocorrer em atividades de manuseio e levantamento de cargas, por exemplo, e contribui para o surgimento de desconforto, principalmente em membros
superiores.

               De acordo com Regina Maciel, os esforços repetidos por períodos prolongados geram fadiga muscular e nos tendões. Os efeitos desses movimentos são mais acentuados quando realizados em posturas inadequadas e com aplicação de força. Os tendões e músculos podem se recuperar dos efeitos se houver pausas suficientes.

           As posturas inadequadas, segundo o MS, estão relacionadas com a adequação do posto de trabalho. A dimensão do posto de trabalho pode forçar os indivíduos a adotarem posturas ou métodos de trabalho que causam ou agravam as lesões osteomusculares.

              Essas posturas podem ser extremas (quando forçam os limites das articulações), ir contra a força da gravidade (quando impõem aumento de carga sobre os músculos) ou modificar a geometria musculoesquelética, gerando estresse sobre tendões, músculos e outros tecidos.

              Para prevenção desses fatores, são necessárias intervenções preventivas no posto de trabalho, como a adequação dos mobiliários no que se refere às condições de mobilidade, distâncias, ajustamento, fornecimento de suportes (para documentos e para os pés), instituição de pausas e disponibilização de assentos adequados, entre outras.

                 Ainda de acordo com o MS, a exposição a vibrações de corpo inteiro ou de membros superiores pode causar efeitos vasculares, musculares e neurológicos.

 

Veja os capítulos e as questões comentadas neste Volume II:

 Capítulo 1 – Questões Multitemáticas 
1 – CESPE/Auditor-Fiscal do Trabalho/MTE/2013 – P2: Questão 2
2 – CESPE/Auditor-Fiscal do Trabalho/MTE/2013 – P 2: Questão 3
3 – CESPE/Auditor-Fiscal do Trabalho/MTE/2013 – P3: Parecer Técnico
4 – CESPE/Perícia/Analista de Engenharia de Segurança do Trabalho-MPU/2013
5 – FCC/Analista Judiciário/Engenharia de Segurança do Trabalho-TRT 3ª Região/2015
6 – INPE/Tecnologista Júnior/INPE/2014
7 – CESPE/Assistente em C&T/Enfermagem do Trabalho/INCA/2010
8 – FCC/Analista Judiciário/Medicina do Trabalho/TRT 3ª Região/2015
Capítulo 2 – Acidentes de Trabalho 
9 – CESPE/Perito/Analista de Engenharia de Segurança no Trabalho-MPU/2010
10 – FGV/Técnico de Gestão Administrativa/Engenheiro de Segurança do Trabalho/Assembleia Legislativa/MA/2013
11 – CESPE/Advogado da União/AGU/2006
12 – FGV/Técnico de Gestão Administrativa/Engenheiro de Segurança do Trabalho-ALEMA/2013
13 – FCC/Analista Judiciário/Medicina/TRT 3º Região/2015
14 – FCC/Analista Judiciário/Engenharia de Segurança do Trabalho/TRT 14º Região/2011
Capítulo 3 – Doenças Ocupacionais 
15 – FCC/Médico do Trabalho-CEF/2013
16 – CESPE/Analista/Perito/Medicina do Trabalho-MPU/2010
17 – IFRJ/Professor/Segurança do Trabalho-IFRJ/2006
18 – CESPE/Médico do Trabalho/CEF/2014
19 – CESPE/Médico do Trabalho/CEF/2013
20 – CONSULPLAN/Médico do Trabalho/TERRACAP/2014

 

garantia7dias

E se você não ficar plenamente satisfeito por qualquer razão, terá 7 dias de garantia para requerer o seu dinheiro de volta. Basta me enviar um e-mail”. (Prof. Aldair Lazzarotto)

 

 

cartoes-de-credito

processamento-pela-hotmart